Livro: “Influenciadores Digitais Católicos”

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A editora Ideias e Letras, em parceria com a Paulus Editora, acabam de publicar o livro “Influenciadores digitais católicos”.

Essa obra apresenta uma instigante análise do fenômeno dos influenciadores digitais católicos no complexo ecossistema comunicativo e eclesial da atualidade.

Além de socialmente relevante, a ação dos influenciadores digitais religiosos é um processo que afeta de modo direto o desenvolvimento da pastoral, da evangelização, da teologia e da comunicação eclesial.

É também uma questão cultural, que atravessa as barreiras das religiosidades, uma vez que tais influenciadores alcançam e mobilizam milhões de pessoas por meio de poderosas dinâmicas tecnológicas.

O foco do livro é justamente compreender em profundidade esse fenômeno e suas possíveis consequências para a sociedade e, principalmente, para a Igreja.

O livro “Influenciadores digitais católicos” nasceu a partir de preocupações do Observatório da Comunicação Católica que incentivou uma pesquisa cuidadosa sobre o tema. Essa pesquisa, realizada por estudiosos altamente qualificados, resultou numa análise apurada do fenômeno, registrada na publicação.

Influenciadores digitais religiosos podem promover uma cultura religiosa positiva, com análise crítica do fenômeno religioso e a apresentação das múltiplas formas da relação entre religião, cultura e modos de vida.

Mas, a relação entre influenciadores digitais e discursos de ódio têm chamado a atenção nos últimos tempos.

Muitas vezes, influenciadores religiosos usam as plataformas de Mídia Social como canais de disseminação de informações com opiniões extremistas, prejudiciais, violentas…

Ademais, seguidores de influenciadores religiosos tendem a compartilham crenças semelhantes desses seus ídolos digitais.

Infelizmente, há influenciadores que se denominam católicos, mas que prestam um desserviço à comunidade cristã, disseminando dúvidas e divisão na igreja, por meio de notícias falsas, discursos de ódio e intolerância. Alguns desses influenciadores instrumentalizam ideias, ideais e valores cristãos para fins políticos e ideológicos.

Outros, transformaram-se em mercadoria, gerando grande lucro, conteúdos e símbolos da cultura católica.

O Observatório da Comunicação religiosa indica a leitura do livro “Influenciadores digitais católicos”, já disponível em livrarias e no site da Editora Ideias e Letras.

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