EQUIPE

Home | Equipe

EQUIPE DO OCR

Pe. Dario Bossi

Missionário Comboniano, há cerca de 20 anos no Brasil; atuou na zona leste de São Paulo, depois por 10 anos no Maranhão e por 6 anos em São Paulo, como coordenador provincial.

A partir da missão comboniana na comunidade de Piquiá (Açailândia-MA), assumiu a causa das comunidades atingidas pelas violações socioambientais provocadas pelo ciclo de mineração e siderurgia, no âmbito do projeto Grande Carajás, da empresa Vale S.A.

Foi coordenador da rede Justiça nos Trilhos, rede de comunidades atingidas ao longo do Corredor de Carajás, está na coordenação da rede ecumênica latino-americana Iglesias y Minería e sou assessor da REPAM (Rede Eclesial Panamazônica), particularmente no eixo Direitos Humanos. Participei como padre sinodal ao Sínodo da Amazônia.

Venício A. de Lima

Professor Emérito e Titular de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília (aposentado). Especialista em História do Cristianismo Antigo pela UnB. Publicou mais de vinte livros, dentre eles: “Liberdade de Expressão x Liberdade da Imprensa – Direito à Comunicação e Democracia”; Editora Publisher Brasil, 2ª. edição, 2012; e “Paulo Freire: A Prática da Liberdade para Além da Alfabetização”; Editoras Perseu Abramo/Autêntica, 2021.

Ir. M. Neusa dos Santos

Doutora em Comunicação e Semiótica. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo. Jornalista com vasta experiencia em TV, impresso, redes sociais e assessorias. Possui MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Especialista em treinamento de Lideranças e Marketing. Professora de Cursos livres e Escritora. Redatora da Revista Convergência e Editora do Jornal do Santuário Santa Paulina. Assessora de comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e integra a Comissão de Comunicação e Cultura Digital da Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR). Além disso, coordena o Curso de Comunicação e Vida Religiosa na Era Digital da CRB Nacional. Jornalista, doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo, também possui MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Atua como redatora da Revista Convergência e é coautora dos livros “Comunicar para Humanizar” e “Éticas em Redes, Comunicação e Jornalismo: Conceitos e Tendências.

Milton Rondó

Diplomata aposentado, foi secretário socioeconômico do Instituto Ítalo-Latino Americano; vice-presidente do Comitê Consultivo do Fundo Central de Emergências da ONU e representante, alterno, do Itamaraty. Tem bacharelado em filosofia e teologia.

Pe. Antonio Iraildo

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela Universidade de Caxias do Sul (2009). Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (2005), graduação em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2009), graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2012). Foi Pró-diretor Acadêmico da FAPCOM de 2013 a 2015 e Diretor de 2015 a 2023.

Ir. Alan Patrick Zuccherato

Diretor de Programação da TV Aparecida.

Ir. Helena Corazza

Mestra e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Diretora e docente no Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC) onde atua também em cursos EAD. Autora de diversos livros, entre eles, “Comunicação e Relações de genero em práticas radiofônicas” (2000); “A comunicação nas celebrações litúrgicas” (2015); “Educomunicação, formação pastoral na cultura digital” (2016). Em coautoria: “Pastoral da Comunicação,diálogo entre fé e cultura” (2007); “Homilia. Espaço para construir esperança” (2017); “Espiritualidade do comunicador. Viver a mística nos tempos atuais” (2018); “Os papas da comunicação. Estudo sobre as mensagens do Dia Mundial das Comunicações” (2019). Publica artigos científicos. Faz parte do grupo de Pesquis Mediações Educomunicativas (MECOM); é associada da Intercom, Associação de pesquisadores; sócia-fundadora da ABPEDucom (Associação Brasileira de Pesquisadores da Educomunicação); coordena o núcleo de Educomunicação e  Pesquisa da Signis Brasil; faz parte do Observatório de Comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Assessora grupos e instituições.

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

Licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pela PUC Minas. Mestre em Teologia pela FAJE. Professor e pesquisador na PUC Minas (1990-2022). Professor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Tomás de Aquino, ISTA (1990–2005), do Instituto Marista de Ciências Humanas (1992–1995) e do Instituto Regional de Pastoral Catequética. Fundador e coordenador do Instituto Superior de Pastoral PUC Minas, ISPAL (1998–2011). Editor fundador da Revista HORIZONTE, de estudos de Teologia e Ciências da Religião da PUC Minas.

Ir. Maria Inês

Ex-presidente da CRB Nacional (2014-2022). Consultora para a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA).

Janaína Gonçalves

É formada em jornalismo e mestra em Ciências da Religião, pela PUC Minas. É especialita em Mídias Eletrônicas (UNI BH), especialista em Comunicação e Evangelização na Era Digital (FAJE), especialista em Mídias Sociais Digitais (PUC Minas), especialista em Teologia Pastoral (PUC Minas) e aluna da Escola de Comunicação da Pascom Brasil, no curso de Fundamentos da Pastoral da Comunicação.

Ir. Natanael de Melo Carvalho

Membro da Equipe Nacional de Comunicação da CRB Nacional.

Daniel Seidel

Psicodramatista, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) com ênfase em Política Social e Relações de Gênero, e mediador de conflitos com formação em Comunicação Não Violenta (CNV) pelo Instituto Vida e Juventude, atua como docente em Direitos Humanos na Universidade Católica de Brasília. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina, possui especialização em Psicodrama pelo Centro de Psicodrama de Brasília. No campo acadêmico e profissional, coordenou Laboratórios de Relações Humanas e Mediação de Conflitos nos cursos de Tecnologia em Segurança e Ordem Pública. Entre 2012 e abril de 2014, exerceu o cargo de Secretário Titular na SEDEST (Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do Distrito Federal). Além disso, é membro ativo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB (CBJP), onde participou de projetos de relevância nacional, como a implementação da Lei da Ficha Limpa, e integra o Movimento Nacional Fé e Política, contribuindo para a articulação de iniciativas voltadas à promoção da justiça social e da paz.

Robson Sávio Reis de Souza

É doutor em Ciências Sociais, com pós-doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha); mestre em Administração Pública (Gestão de Políticas Sociais); licenciado em Filosofia; especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública e especialista em Teoria e Prática da Comunicação Social.

É presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais; membro da Sociedade de Teologia e Estudos da Religião (Soter) e da Associação Brasileira de Pesquisa Eleitoral (Abrapel). E associado pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Professor adjunto da PUC Minas e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (FAJE).

No Observatório, representa a Comissão Brasileira Justiça e Paz.