TEXTO – 11/11/2022 – Democracia e Desinformação

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

O Observatório da Comunicação Religiosa tem tentado acompanhar a programação de emissoras de rádio e televisão de inspiração católica e também o conteúdo de mensagens religiosas nas diferentes plataformas da internet.

Ao longo deste ano, foi possível constatar a intensa utilização da RELIGIÃO para fins exclusivamente eleitorais.

Posições políticas conflitantes, expressas por instituições e pessoas que se identificam como católicas, – apesar de muitas vezes ignorar e até mesmo se opor aos ensinamentos do Papa Francisco, – contribuíram para aumentar a intolerância e estimular uma linguagem de ódio que nada tem a ver com as lições do Evangelho.

Passadas as eleições, lamentavelmente, o problema permanece.

A não aceitação do resultado por parte de alguns eleitores têm provocado cenas de RADICALISMO ANTIDEMOCRÁTICO que perturbam a ordem pública e dilaceram relações de amizade e relações familiares entre pais e filhos, irmãos e irmãs, parentes próximos e distantes, esgarçando ainda mais o tecido social.

Além disso, temos testemunhado manifestações de HOSTILIDADE E PRECONCEITO dirigidas, principalmente, às nossas queridas irmãs e irmãos do Nordeste.

Os desafios são enormes.

Milhões de pessoas se deixam enganar por notícias falsas disseminadas deliberadamente nas redes sociais digitais. Grupos organizados, financiados por interesses escusos e, em sua maioria, anônimos, trabalham incessantemente para criar uma REALIDADE PARALELA, o que torna extremamente difícil o diálogo com quem se deixa enredar nas TEIAS DE DESINFORMAÇÃO.

Diante desta situação é preciso que continuemos firmes na prática dos valores CRISTÃOS que nos unem e trabalhemos pela DEMOCRACIA, pela JUSTIÇA e pela PAZ e, sobretudo, não nos esqueçamos do mandamento maior do AMOR AO PRÓXIMO.

A PAZ, como reiteram os ensinamentos da DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA, é fruto da JUSTIÇA. A ela só chegaremos quando a Lei for igualmente aplicada a todos que a desrespeitam.

A hora exige PACIÊNCIA, SERENIDADE e muita TOLERÂNCIA.

Que a DEMOCRACIA e a JUSTIÇA prevaleçam, que o AMOR vença o ÓDIO e que a PAZ SOCIAL, que tanto almejamos, finalmente se estabeleça entre nós.

Publicações recentes