TEXTO – 18/11/2022 – Comunicação para uma cultura da paz

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Olá, a você que nos acompanha nesta reflexão do Observatório de Comunicação Religiosa. “Bem aventurados os que promovem a paz”, diz Jesus. A comunicação para uma cultura de paz é uma meta de tantas pessoas e grupos, entre eles, a Associação católica de comunicação – Signis. Esta é a meta de cada um e cada uma de nós, que dedica sua vida para que a Paz prevaleça nos corações das pessoas e na sociedade.

E, nas palavras do Papa Francisco, “A paz tem que ser construída. Nunca é violenta, nunca está armada. A semente da paz germina no solo da vida. Obras da justiça e da misericórdia”. E convida: “Desarmar o coração. Todos estamos equipados com pensamentos agressivos. A Cruz é a cátedra da paz”, conclui Francisco.

Basta observar os fatos relatados pelas mídias, tanto na sociedade internacional como na brasileira, nos diferentes Estados da Federação, uma constatação chama a atenção: o alto nível de violência verbal, textual, gestual, no trânsito, nas estradas, manifestada por seres humanos de forma individual e também coletiva.

E a gente se pergunta: por que tanta violência? Parece que o nível de suportação chegou ao limite nas famílias, nos grupos, nas cidades, na sociedade e no relacionamento em geral. E a suportação relativa às eleições, quem ganhou ou perdeu, exacerbou, mais uma vez, os ânimos. É tempo de pacificar o coração e a sociedade. Mas pacificar não é permanecer neutro, nem passivo, é continuar agindo com espírito cívico e cidadão.

Por isso, convido você a ser um agente pacificador, promotor da Paz! Vamos começar por nós mesmos, pelo nosso coração. Pergunte-se: o que sinto dentro de mim é paz ou agitação, até violência? Promova a paz em sua família, com as crianças em casa, os pais com os filhos. Continue a promover a paz na escola, no seu trabalho.

Vamos nos acolher, acolher os familiares, o vizinho, independente da opção política partidária. O Brasil é nosso! Portanto, cada um de nós, como cidadãos, temos nossa parte para fazer na construção da cidadania, do respeito mútuo, do crescimento de nossas cidades, da cultura, da economia. Todos temos o direito de ser felizes; todos temos o direito de ir e vir. Todos queremos a proteção de nossas famílias, das pessoas que amamos. É o momento de exercitar o civismo, e construirmos a sociedade que queremos e sonhamos.

A Paz depende de mim, de você, de todos nós. Promover a paz é ser capaz de respeitar posições diferentes, sem fazer uso da violência qual seja sua manifestação. Esta é a mensagem dos Anjos na gruta de Belém: Glória a Deus e Paz na terra às pessoas que Deus ama. Feliz de você ser um promotor da Paz!

Publicações recentes