TEXTO – 12/08/2022 – O Pacto Educativo Global: Um Caminho para a Transformação Social e a Ecologia Integral

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

O Observatório de Comunicação Religiosa quer refletir hoje sobre o Pacto Educativo Global, uma convocação para o cuidado com a Casa Comum.

O Pacto Educativo Global é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como meio de transformar a sociedade. Trata-se de um projeto que ultrapassa nações e religiões, concentrando-se no compromisso com a educação como um bem comum e um direito universal.

O Pacto Educativo Global nos convida a promover uma educação ecológica que abrange ações diárias e individuais, mas que também contribua para mudanças estruturais em nossos hábitos cotidianos de consumo, produção, convivência e existência. O papel da sociedade civil é o de confirmar o pacto da aldeia educativa, assegurando que famílias e escolas mantenham seus esforços para educar na integridade da pessoa.

Assim, a ecologia integral deve ser assumida como um estilo de vida que garanta a sobrevivência do planeta, promova a justiça socioambiental e restaure a harmonia dos seres com toda a criação. Uma das ações fundamentais é resgatar uma nova solidariedade universal e uma sociedade mais acolhedora, comprometida com a ecologia integral, no combate à pobreza, que devolva dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuide da natureza.

Sabemos que a sobrevivência da humanidade está condicionada a um ecossistema extremamente frágil, que tem sofrido as duras consequências da exploração desordenada de seus recursos. Enchentes, queimadas, ciclones, mudanças climáticas, migrações forçadas, pobreza e conflitos de terra são algumas das muitas evidências que mostram a urgência de construir um processo educativo vivo de conversão ecológica integral. Neste tempo em que as redes e demais instrumentos de comunicação humana alcançaram grandes progressos, enfrentamos o desafio de descobrir e transmitir a mística de viver juntos, estar juntos, misturar-nos, encontrar-nos, abraçar-nos, apoiar-nos mutuamente e participar coletivamente dessa construção.

Reconstruir o Pacto Educativo Global é gerar paz, justiça e aceitação entre todos os povos da família humana, bem como fomentar o diálogo entre religiões. Trata-se de uma educação que permite identificar e promover os verdadeiros valores humanos.

Publicações recentes