Olá!
Toda semana, o Observatório da Comunicação Religiosa propõe uma reflexão sobre este tema.
A comunicação é cada vez mais importante, no mundo de hoje, porque constroi a representação da realidade em que vivemos. Ela tem o poder de suscitar nossa indignação, mobilizar nosso empenho, promover a solidariedade e o compromisso pela justiça.
Ao mesmo tempo, se a comunicação for superficial e vazia, ela tem o poder de nos anestesiar, nos tornar indiferentes e desinteressados sobre a vida das outras pessoas e os valores cristãos que deveríamos afirmar e defender.
Todos nós podemos ser “observadores da comunicação religiosa”. Pergunte-se, por exemplo: que tipo de comunicação é feita em sua paróquia, em sua diocese, ou pela própria Igreja do Brasil?
Quais temas são abordados e aprofundados? O que está preocupando nossas igrejas e como são tratados os assuntos na comunicação eclesial? Talvez, podemos sugerir aprofundamentos, debates, comunicações… até simplesmente um tema para uma oração dos fieis durante a celebração…
Aproveito para divulgar o nascimento de um novo espaço de comunicação e aprofundamento da Igreja no Brasil. Três comissões da CNBB se reuniram para oferecer textos, entrevistas, vídeos e podcasts sobre os temas socioambientais, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da fé.
São a Comissão para a Ação Sócio Transformadora, a Comissão de Combate ao Tráfico
Humano e a Comissão para Ecologia Integral e Mineração.
Nasceu o site cepastcnbb.org.br. (Chama-se “Cepast” porque é a comissão das pastorais sociais
Recomendo, viu?! Toda semana tem novos artigos, aprofundamentos, opiniões, a partir de uma igreja sinodal, com protagonismo de leigos/as, religiosos/as, padres e bispos.Se quiser, além de ser “observador da comunicação religiosa”, seja também divulgador da boa notícia! Visite este novo site da Cepast e ajude-nos a torná-lo conhecido!