Alguns representantes do Observatório de Comunicação Religiosa, Padre Dario Bossi e Daniel Seidel, juntamente com o bispo auxiliar de Belo Horizonte, Dom Joaquim Mol e Ir. Eliane Cordeiro, presidente da CRB Nacional, participam da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida, de 10 a 19 de abril de 2024. Dom Joaquim Mol foi um dos incentivadores da criação do Observatório de Comunicação Religiosa enquanto era presidente da Comissão de Comunicação da CNBB e continua sendo um membro ativo na atualidade.
Antecedendo a assembleia, o OCR enviou via e-mail aos bispos um breve informe que identificou dois desafios prementes na comunicação da Igreja Católica contemporânea: os ataques à Campanha da Fraternidade e as estratégias de resposta adotadas pela CNBB, bem como a crescente influência dos Influenciadores Digitais Católicos. No tocante aos ataques à Campanha da Fraternidade, iniciativa reconhecida por sua importância social e pastoral, o informe ressalta a necessidade de abordar esses ataques de forma estratégica, preservando os objetivos e a integridade da campanha, ao mesmo tempo em que se promove o diálogo construtivo com os críticos.
Além disso, o OCR evidencia a crescente influência dos Influenciadores Digitais Católicos, oferecendo uma análise detalhada sobre o tema. Esses influenciadores desempenham um papel significativo na propagação da mensagem católica nas redes sociais e na promoção de uma fé relevante para as novas gerações. A análise do OCR visa enriquecer o debate sobre o papel e o impacto desses influenciadores na comunicação da Igreja.
Neste momento importante para a Igreja, o informe do OCR proporciona através do informe uma oportunidade para os bispos brasileiros refletirem sobre os desafios e oportunidades da comunicação católica no século XXI.
Confira o Informe: informe OCR sobre ataques à CF e sobre IDCs