Na próxima quarta-feira a Igreja católica no Brasil abre o grande momento da Campanha da Fraternidade que tem como tema: Fraternidade e fome. E o lema de Mateus 14,16, dai-lhes vos mesmos de comer!
Há alguns dias escutei uma reflexão do padre Júlio Lancelotti, vigário episcopal para o povo da rua, da Arquidiocese de São Paulo, fazendo esta ponderação: A Campanha da Fraternidade deveria ter esse tema: fraternidade sem fome.
Pensando bem, se eu digo, fraternidade e fome, estou falando de duas realidades: a fraternidade e a fome, causas, critérios e ações para vencer a fome. Se eu digo, fraternidade sem fome, a erradicação da fome já está evidente. E o que é ser fraterno a não ser dando de comer a quem tem fome, conforme o ensinamento de Jesus em Mateus 25: Tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber? A água também alimenta.
Em 1975 o tema da Campanha da Fraternidade foi: REPARTIR O PÃO. Um convite direto a repartir. O que vemos nos dias atuais em que os pequenos repartem o pouco que tem com os que têm menos do que eles. É importante lembrar que a temática da fome é Bíblica e não apenas social. Encontramos em Isaías Capítulo 58, versículo 7: Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos.
A fome assola o mundo. Só no Brasil, mais de 30 milhões de seres humanos passam fome! Estamos cansados de saber disso, de ouvir e ver estatísticas, mas quem tem fome é concreto, não é número. Quantas instituições organizadas, na Igreja e na sociedade, estão dando de comer e parece que não diminui o número dos que continuam com fome de comida.
Podemos enumerar outros tipos de fome que precisam ser saciadas: a fome de moradia, de trabalho, de educação, a fome do respeito à dignidade humana, o direito à estima, ao respeito e reconhecimento de que o ser humano tem valor pelo simples fato de existir, independente de sua condição social ou econômica. Fomes que no mais profundo se traduzem com a fome de Deus! Sim porque Deus é concreto e o próprio Jesus diz: o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que estais fazendo.
Fraternidade sem fome é o sonho de Deus. É o nosso sonho. E sonho que se sonha juntos se torna real. Juntos vamos viver uma fraternidade permanente, sem fome!